Lugar de São Brás da Barrosa

Em seu redor reúne-se um conjunto de casas térreas e, anualmente, na quinta-feira da Ascensão, realiza-se ali a Festa de São Brás. 

A freguesia da Barrosa resulta do antigo núcleo rural de São Brás, localizado mais próximo do Rio Sorraia e distando desta, cerca de 3 km. São Brás da Barrosa ostenta ainda uma modesta capela datada, provavelmente do século XV, e onde se realiza anualmente a tradicional Festa de São Brás na Quinta-feira da Ascensão. O lugar de São Brás foi sede da antiga freguesia rural de São Brás da Barrosa. Em 1988, depois de muitos anos de luta e determinação, a população da Barrosa viu finalmente a sua terra ser elevada a Freguesia do Concelho de Benavente. A Barrosa afirma-se hoje como uma aldeia de carácter marcadamente rural, evidenciando um casario regular.


CAPELA DE SÃO BRÁS

Instituída pelo Padre António Fernandes de Moura, tesoureiro da Igreja Matriz de Benavente, esta capela (datada provavelmente do século XV) foi a mais importante entre as várias que se encontravam vinculadas á Matriz.

Estamos perante um templo despojado, de uma só nave e de planta rectangular. É possível constatar no lavrado da talha, elementos que se enquadram de modo perfeito com a talha Maneirista.

 

Galeria de Imagens

Etiquetas: barrosa sao brás lugar origem campo ribatejo rio

0
0
0
s2sdefault